quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Inclusão através da arte

Projeto Social beneficia 65 alunos portadores de necessidades especiais das cidades de Petrolina e Sobradinho
Jamille Nunes
Especial para o JC-Vale
A partir de um convite para trabalhar com portadores de necessidades especiais, o artesão Joseilton Barbosa, conhecido como Pintor, tomou uma decisão: doar seu tempo e conhecimento para trabalho solidário em projetos sociais. A oportunidade chegou como um desafio para o artesão, que uma vez por semana deixa o trabalho de transformar troncos de madeira em arte na Oficina do Artesão Mestre Quincas, em Petrolina, para ensinar os deficientes a pintar.
O projeto Oficina Arte de Ser Especial foi idealizado pela graduanda em pedagogia Nílmann Gomes e pela professora Sandra Leite e tem como objetivo auxiliar alunos com necessidades especiais a desenvolverem suas habilidades através da arte. O trabalho abrange a Escola Estadual Professora Adelina Almeida, em Petrolina, e a Escola Municipal Geraldo Francisco da Silva, na cidade de Sobradinho. Ao todo, 65 alunos portadores de diversas necessidades especiais são beneficiados com as atividades coordenadas por 14 professoras monitoras, cinco intérpretes, quatro coordenadoras e oficineiros que trabalham com arte nas duas cidades.

A experiência de trabalhar com alunos especiais surpreende os artesãos. Joseilton Barbosa optou por ensinar pintura e a cada encontro vive novas emoções. “Esse dom foi Deus quem me deu. Não sei ensinar como um professor que estudou, entrego os pincéis e vou logo para a pintura. Os alunos me surpreendem, uns têm dificuldades com a coordenação motora, mas dá para perceber o interesse e a ansiedade para tocar nas tintas”, afirmou.

Segundo Nilmann Gomes, o sucesso da experiência ressalta a importância de dar continuidade às atividades, mas o andamento do projeto necessita do apoio de novos colaboradores. “Desde maio realizamos oficinas experimentais nas duas escolas com o intuito de lançarmos o projeto no mês de agosto e darmos continuidade por 12 meses, mas para isso precisamos de parceiros que colaborem com o andamento das nossas atividades”, ressalta.

Para José Dino de Oliveira, pai do aluno Laerte de Oliveira, a experiência artística tem trazido grandes benefícios para o filho. Entusiasta e participativo, Dino vibra com as conquistas do aluno e o estimula nas atividades. “Qualquer coisa que auxilie meu filho merece minha atenção, ele despertou pelo trabalho e sempre me diz que quer pintar. Deus nos deu uma sublime missão para cumprir e não podemos fracassar”, disse o pai.

Através da solidariedade de Joseilton Barbosa, o projeto pretende realizar uma mostra com trabalho dos alunos. A data do evento ainda não foi definida, mas para coordenação será o momento importante de promover o estímulo à arte e a inclusão social das pessoas com necessidades especiais. “Muita gente acredita que tempo é ouro e doar seu tempo sem cobrar nada é perder esse ouro. Penso diferente, é uma forma de me sentir útil e não de perder tempo”, afirma o artesão.

» Contatos: Sandra Leite (74) 8813-8848, Nílmann Gomes (87) 8814-6554 ou projetodeintercambio@gmail.com

Nenhum comentário: